Lasanha e Bacalhau

domingo, julho 10, 2005

Escutas na União Europeia

O Ministro Britânico do Interior afirmou, hoje à BBC, que quer que as chamadas, mensagens e e-mails enviados na União Europeia fiquem registados numa base de dados acessível à autoridades.

O objectivo desta medida seria evitar atentados terroristas. A medida não prevê que fiquem registadas as conversas mas quem comunicou com quem.

Esta é uma clara violação da privacidade a que temos direito. A luta antiterrorista não pode justificar a restrição das liberdades.

Medidas de excepção contra o terrorismo já deram mau resultado em tempos no Reino Unido e espero que não voltem a acontecer! Abusos como estes também acontecem nos EUA, actualmente.

Um dos casos mais graves da justiça Britânica foi o caso dos 4 de Guilford. 4 jovens Irlandeses foram acusados e condenados a prisão perpétua por causa de um ataque à bomba do IRA. A confissão foi obtida através de tortura policial.

Isto foi possivel devido a medidas de excepção da luta anti-terrorista conta o IRA. O caso, passado em 1974, só foi resolvido 15 anos depois, quando o Governo Britâncico os libertou e pediu desculpas pelo gravissimo erro judicial. Um deles até já tinha morrido na prisão em 1980 (eu sei que conhecem o caso do filme "Em Nome do Pai", mas a história é 100% verídica).

Já este ano, Tony Blair pediu desculpa pelo sucedido a 11 pessoas que tinham sido falsamente acusadas de terrorismo, entre as quais às família Conlon e Mcguire, envolvidas no caso dos 4 de Guilford.

Foi um caso extremo, mas tudo começa com pequenas coisas, eu não estou disposto a ver as minha liberdades suprimidas por causa de um bando de terroristas!

Bom Apetite!


 
Who links to me? Google PageRank™ - Post your PR with MyGooglePageRank.com eXTReMe Tracker


My blog is worth $7,903.56.
How much is your blog worth?