Lasanha e Bacalhau

terça-feira, maio 31, 2005

Transportes Públicos, Velhinhas e Compras?!

Pensam vocês… “O que é que ele está a tramar?! Deve estar a bater mal! O que têm a ver transportes públicos, velhinhas e compras?? Ah, deve estar preocupado com os reformados que não têm automóvel e usam os transportes para passear, para aproveitar… Ah, tão bom moço… Tão preocupado com os velhinhos, deve vir pedir preços mais baixos e condições especiais para eles…”

Pois ouçam e tentem compreender-me…

Ouvimos muitas vezes dizer: “No meu tempo não era esta pouca vergonha! Nós tínhamos valores, mas os jovens de hoje… Agora nem se levantam nos transportes públicos para nos dar lugar… Sim, para uma velhinha como eu ir à vontade… e doem-me tanto as pernas, não posso mais…”

“Que velhinha tão injustiçada… e com razão! É verdade, estas novas gerações já não prestam.” Talvez seja isto que vai nas vossas mentes…

Compreendo a vossa visão… e a da senhora. Quando for velho (e espero ser um dia) também eu vou querer que um jovem se levante para me dar o lugar nos transportes públicos. Naquela altura também já eu terei trabalhado o suficiente para poder gozar os meus últimos tempos da melhor maneira possível.

Mas e se a mesma velhinha, não contar a história toda?!

Então, estão sentados num comboio quando na última estação em que pararam entrou uma velhinha, que vocês pura e simplesmente não tinham sequer reparado que tinha entrado. Ela chega-se prá vossa beira e diz, alto e bom som (para que toda a gente na carruagem ouça) “Ai, tenho tantas dores nas pernas!”.

De repente levantas a cabeça, e quando ainda estás a tentar assimilar o que a velhinha acabou de dizer… já vês à tua frente uma outra sexagenária a olhar para ti com uma cara mal encarada, bolsa chegada ao peito, a comentar com a vizinha do lado como “estes jovens são mal educados!” Ficas incomodado e como não estás para te chatear sais dali. Ao levantar perguntas: “Quer sentar-se?” e ainda tens que ouvir “Ai, obrigado, mas não era preciso!”

Bem, o melhor é ir para outra carruagem… Olha, está ali um lugar vago… vais-te sentar. Sentas-te a ler um livro… outra estação… Muita gente entrou, e olha que alguém se pôs de pé ao teu lado… outra velhinha!! É melhor levantares-te…

“Quer sentar-se?”, “Ai jovem, obrigado, estou cansada, estou mesmo a precisar…” mas não estava cansada pra pegar nas sacas de compras que trouxe com ela… Zara, Parfois, Casa Bruxelas… “Bem, hoje corri Stª Catarina toda atrás de um par de sapatos…”

Era escusado… Só pensas… “Mas eu andei a divertir-me, não pois não? Tive a estudar e trabalhar não foi? Estou cansado não estou? Bem, deixa pra lá…”

Sais na próxima… até que enfim… Adivinhas quem está à tua frente?! Aposto que sabes… uma velhinha!! “Desculpe, vai sair na próxima?” Ela vira a cara e olha para ti, aconchega as sacas de compras que tem, pega na carteira, mete-a debaixo do braço… “Não, porquê??”, “Dá-me licença se faz favor?” perguntas tu… Desconfiada, e com má cara, como se estivesse a fazer-te um grande favor, pega nas sacas e anda dois milímetros para o lado… Pois, vais ter mesmo que passar entre um banco e a senhora… num espaço de praí quê?? Um palmo de cumprimento?! Vai ter mesmo que ser… Ah, cuidado para não tocares na senhora, muito menos mandá-la abaixo… se não queres que te vão buscar mais tarde à esquadra!

Uff. Saíste. Vais para casa…

É verdade, esqueci-me de avisar… amanhã EU vou ter nova dose dupla!!!

“Nós tínhamos valores, mas os jovens de hoje…” Pois, não é bem assim…

P.S: Adoro aquelas velhinhas que apanho no comboio que apenas querem falar… das dificuldades da vida actual… do tempo em que tinham da minha idade… do neto dela que é parecido comigo!! E eu não faço mais nada… simplesmente as ouço com toda a atenção… acho que precisam…

Bem, apareçam aí e… Bom apetite


 
Who links to me? Google PageRank™ - Post your PR with MyGooglePageRank.com eXTReMe Tracker


My blog is worth $7,903.56.
How much is your blog worth?